terça-feira, 13 de março de 2007

Por do sol em Alter do Chão

Essa maravilha é um convite para uma piracaia na Ilha do Amor...
A piracaia é o luau paraense, onde é feito uma fogueira na praia para assar peixes na brasa como o tucunaré, o tambaqui, pirapitinga e outros, acompanhados por uma boa cervejinha bem gelada, muita música, dança e um bom papo.
Embora a temperatura seja elevada o ano todo, pois varia de 20 a 32ºC, o período entre agosto e novembro é o auge do verão na região.
No mês de agosto começa a vazante dos rios, que chega a baixar até dez metros o nível da água. No rio Amazonas formam-se grandes e pequenos lagos o que facilita a pesca oferecendo à população uma grande quantidade de variados tipos de peixes. Já o rio Tapajós encarrega-se de mostrar a beleza local emergindo centenas de praias de areia muito branca. É muito comum chegar, de barco ou de lancha, em uma praia totalmente deserta e encontrar cajueiros carregados de frutos de diversos tipos, tamanhos, cores e sabores (alguns são muito doces outros azedos), assim como uma frutinha vermelha, chamada piranga, de arbustos nativos e muito apreciada pelas crianças do local.

Nenhum comentário: